Niterói promove encontro sobre Cicloturismo

niteroi-mobilidade-cicloturismoEvento vai debater o desenvolvimento do turismo local e regional e sua contribuição para os negócios

O cicloturismo e suas experiências nacionais e internacionais serão o tema do I Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo, que vai acontecer nos dias 26 e 27 de outubro. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio do programa Niterói de Bicicleta, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Coletivo Mobilidade Niterói.

 

O encontro reunirá diversos atores que já trabalham nesta área, com destaque para Marcio Deslandes (European Cyclists’ Federation, Therbio Felipe (Revista Bicicleta), Gustavo Carvalho (Kuritibike – Curitiba), Lenauro Mendonça (Terra Brasilis –  Niterói) e Cristóbal Pena (Bella Bike – Santiago do Chile). O ciclo de palestras e debates sobre o tema será aberto no dia 26, às 10h, no Teatro Municipal de Niterói. Outras atividades estão programadas para o Caminho Niemeyer e o Cinema Reserva Cultural (leia mais abaixo).

 

No atual contexto de crise econômica nacional e de discussão de políticas públicas de mobilidade urbana, diversas cidades têm incentivado o uso da bicicleta como alternativa para esses problemas. Além de facilitar os deslocamentos diários, a bicicleta também tem sido considerada importante ferramenta para o desenvolvimento do turismo local e regional, contribuindo para o surgimento de oportunidades de negócios e para a valorização do patrimônio natural e construído desses locais.

 

“Espera-se que, com esta iniciativa, novos projetos e oportunidades de negócio possam se concretizar, contribuindo para o desenvolvimento do turismo e do ciclismo em âmbito nacional”, afirma Isabela Ledo, coordenadora do programa Niterói de Bicicleta.

 

Três grandes temas serão debatidos: Como as cidades são vistas dentro do planejamento dos roteiros de cicloturismo; Cicloturismo como fomentador de novos negócios; e Estratégias para o desenvolvimento do cicloturismo. As  ações de cicloturismo implementadas em Niterói, como o Bike Tur, que acontece no terceiro domingo de cada mês, também serão apresentadas pelo programa Niterói de Bicicleta.

 

Além dos debates, estão programadas uma Mostra Audiovisual (dia 26), com a apresentação de curta-metragens sobre bicicleta e cicloturismo, no Reserva Cultural; uma Mostra Acadêmica (dia 27), no Museu de Arte Contemporânea (MAC); e uma pedalada guiada com visita ao MAC, com saída do Caminho Niemeyer, também no dia 27.

 

As inscrições para o encontro podem ser feitas no site bit.ly/cicloturismourbano, que também apresenta a programação completa do encontro.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Niterói promove encontro sobre Cicloturismo