Por que Curitiba não pedala?

Falta de políticas públicas para os modais não poluentes é um dos alicerces do alto grau de motorização individual da capital paranaense

Recém titulado Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Rafael Milani Medeiros, designer e estudioso das questões relacionadas à mobilidade urbana – com especial atenção às bicicletas-, palestrou no  II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, realizado no último dia 4 de outubro de 2012, na UEPG, promovido por esta e também pelo ProCiclovias.

Numa apresentação cujo repertório de exemplos e referências que assustam pela quantidade e, ao mesmo tempo, referenciam a qualificada argumentação do palestrante; o empreendedor Rafael Milani Ribeiro, trouxe à plateia, de maneira resumida e adaptada, o trabalho que lhe rendeu o título de mestre: Formação de Política Pública para o Aumento da Participação Modal da Bicicleta em Curitiba, que teve por orientador o reconhecido pesquisador e doutor Fábio Duarte.

Milani mostrou como o marketing político está “colando” na imagem positiva da bicicleta, por estar associada à preservação do meio ambiente, do descongestionamento das cidades e também com a qualidade de vida de seus usuários. Com fina ironia e muita desenvoltura no encadeamento das ideias, o Mestre Milani desfilou uma miríade de pertinentes exemplos e conceitos, numa palestra de profundidade técnica e, ao mesmo tempo, sem se fechar num hermetismo acadêmico.

Na impossibilidade de, mesmo minimamente, resumir aqui a grandiosidade que foi a explanação e aula dada pelo Mestre Milani, recomendamos a audição da palestra que segue abaixo:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/63033271″ params=”auto_play=false&player_type=tiny&font=Tahoma&color=ff3333″ width=”100%” height=”18″ iframe=”false” /]

Abaixo o link para download da apresentação:

FORMAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO MODAL DA BICICLETA EM CURITIBA. Rafael Milani Medeiros Orientador: Prof. Dr. Fábio Duarte Apresentado no: II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana Sustentável. Realizado pela ProCiclovias de Ponta Grossa e pela UEPG, realizado no dia 4 de outubro de 2012.

(Arquivo da apresentação do Rafael Milani Ribeiro: Formação de Política Pública para o Aumento da Participação Modal da Bicicleta em Curitiba)

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Por que Curitiba não pedala?