Os carros tomam 80% dos espaços públicos, diz em palestra a professora Mariluce Z. Valença

Numa apresentação entremeada de informações colhidas nos meios de comunicação e colocadas sob o ponto de vista de uma arquiteta com décadas de estudos e trabalho, a palestra proferida pela professora Mariluce Zepter Valença, no II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, realizado no último dia 4 de outubro de 2012, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi ao mesmo tempo informal e repleta de conteúdo.

Professora da Universidade Positivo e, há anos, desprovida de carro particular, ela começou sua apresentação destacando as vantagens obtidas com o desuso do automóvel e, também fez questão de agradecer a oportunidade de participar do evento organizado pela UEPG junto com o ProCiclovias.

Com exemplos cotidianos, ela mostrou como vivemos hoje na “era do automóvel”, como tudo em nossas vidas e nossas cidades é projetado e previsto para o bem estar, antes dos particulares motorizados do que dos cidadãos.

Falando sobre a (i)mobilidade urbana de São Paulo, a arquiteta trouxe o resultado do Desafio Intermodal, onde a bicicleta chegou em segundo lugar, atrás apenas do helicóptero, sendo que o carro, chegou a frente apenas do pedestre e, isto, por questão de minutos.

Falando ainda sobre a cidade de São Paulo – maior metrópole da América do Sul – a professora lembrou de todo o custo social que a opção pelos carros gera para a cidade, “criando uma externalidade negativa”, sendo que o único custo que é lembrado pelos proprietários de carros é o valor do combustível. Em contrapartida, ela trouxe o resultado de uma recente pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo junto com o Ibope-inteligência em setembro de 2012, na capital paulista, onde 73% da população se manifestou interessada  a promover a bicicleta enquanto um meio de transporte para os deslocamentos diários.

Abaixo, link para download da apresentação:

II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana Sustentável, realizado em Ponta Grossa-PR, no dia 4 de outubro de 2012(Arquivo de apresentação da palestra da professora Mariluce Zepter Valença: Integrando Bicicleta e Qualidade de Vida)

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os carros tomam 80% dos espaços públicos, diz em palestra a professora Mariluce Z. Valença