“Lutar pela bicicleta assemelha-se a uma Utopia”, afirma propositivamente a Dra. Giselle Noceti A Xavier

O II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, realizado no último dia 4 de outubro de 2012, na UEPG, contou com a palestra da doutora Giselle Noceti Ammon Xavier da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Em sua palestra a Dra. Giselle, lembrou que a bicicleta, apesar de ser sempre associada como um meio de transporte  repleto de benefícios para o indivíduo e para a sociedade, nem sempre recebe um tratamento à altura do valor que a ela é atribuída. Desta análise ela problematiza e traz a hipótese para pôr em discussão esta questão: “existem fatores ligados ao processo de desenvolvimento que inibem as iniciativas de inserção da mobilidade por bicicleta nas políticas de mobilidade urbana, explicando as dificuldades na sua implementação efetiva?”. Em torno deste questionamento a professora desenvolve uma série de raciocínios que mostram como a estrutura cicloviária, muitas vezes, acaba sendo preterida, tanto pela sociedade, quanto pela administração pública.

Na sequência de sua análise, a Dra. Giselle destacou que o desenvolvimento (o não se envolver), traz uma reflexão sobre a cidade e seus habitantes sob a lógica de mercado, onde as prioridades estão voltadas primeiro para as questões econômicas, antes de estarem postas em função das demandas sociais.

Como forma de melhorar o fluxo e democratizar a ocupação das vias públicas a professora e pesquisadora elencou uma série de providências que já são adotados por várias cidades ao redor do mundo: sobretaxar os combustíveis, estacionamentos e veículos emissores de gazes tóxicos; criação de pedágios urbanos, redução dos espaços para circulação de carros particulares, dentre outras ações.

Escute a palestra da professora Giselle:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/63030696″ params=”auto_play=false&player_type=tiny&font=Tahoma&color=ff3333″ width=”100%” height=”18″ iframe=”false” /]

Abaixo link para download da apresentação:

Desenvolvimento e a inserção da Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana Brasileira. (Arquivo da apresentação da Dra Giselle Noceti Ammon Xavier:Desenvolvimento e a inserção da Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana Brasileira.)

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for “Lutar pela bicicleta assemelha-se a uma Utopia”, afirma propositivamente a Dra. Giselle Noceti A Xavier