Cassiano Rech: “a topografia de Ponta Grossa não é obstáculo para as bicicletas”

Dentro do II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, realizado no último dia 4 de outubro de 2012, na UEPG, promovido por esta e também pelo ProCiclovias; o professor Cassiano Rech destacou em sua palestra que a prática esportiva é uma questão comportamental. Assim como a pessoa opta por fazer, ou não, uma atividade física, ela também escolhe se vai se deslocar de bicicleta ou outro meio de transporte que preferir. Focando esta análise no indivíduo, o professor lembrou que as escolhas que as pessoas fazem estão, necessariamente, associadas às condições que ela encontra em seu dia a dia.

Professor Cassiano RechNuma evolução de argumentos, Rech lembrou que, subsequente a existência das condições materiais, as pessoas precisam se sentir seguras – conforme a pirâmide de Maslow. E isto é o que acontece nas cidades, mais especificamente com a percepção de segurança com a qual as pessoas precisam contar para poderem aderir às bicicletas enquanto um meio de transporte.

Ao apresentar os resultados de uma pesquisa, o professor Cassiano desmistificou a ideia de que a topografia da cidade de Ponta Grossa possa significar um obstáculo ao uso da bicicleta como meio de transporte, isto porque, conforme a pesquisa, menos de 10 % dos   entrevistados disseram ser os aclives o principal motivo pelo qual não usariam a bicicleta para seus deslocamentos.

Abaixo o áudio completo da palestra e, também, o arquivo da apresentação.
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/63035332″ params=”auto_play=false&player_type=tiny&font=Arial&color=ff3333″ width=”100%” height=”18″ iframe=”false” /]

Apresentação em PowerPoint do professor Cassiano Rech: Principais limitações, necessidades e perspectivas dos usuários de bicicletas como meio de transporte em Ponta Grossa

(Arquivo da apresentação do professor Cassiano Rech: Principais limitações, necessidades e perspectivas dos usuários de bicicletas como meio de transporte em Ponta Grossa)

 

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cassiano Rech: “a topografia de Ponta Grossa não é obstáculo para as bicicletas”