Ande de Bicicleta e ganhe tempo, dinheiro e saúde

O trabalho acadêmico do professor Adriano AKIRA sobre os benefícios do uso da bicicleta – apresentado no II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, realizado no último dia 4 de outubro de 2012, na UEPG -, trouxe um excelente estudo científico que, simplificado para o dia a dia das pessoas, serviu como um instigante convite à adoção da bicicleta como um meio de transporte.

Com tabelas e cálculos, didáticos e de facílima compreensão, mostrando os custos dos deslocamentos diários, o professor Akira, apresentou dados que só comprovam todos os benefícios que o uso da bicicleta pode trazer aos seus usuários. Sem nunca se afastar do rigor científico, pautou toda sua apresentação em estudos e pesquisas, traduzindo-as de maneira que, até a mais heterogênea das plateias conseguiria acompanhar e apreender todas as valiosas informações apresentadas.

Neste evento que contou com o apoio da UEPG e do grupo ProCiclovias, o pesquisador e palestrante, que é um integrante do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida, trouxe seu exemplo pessoal, de quem pedala 18 km diários, no trajeto de ida e volta, de casa para a universidade. Neste exemplo, o gasto calórico diário de uma pessoa é de 406 kcal, a uma velocidade média de 15,6 km/h. Associado a estes dados, o professor Akira, trouxe também o resultado dos estudos de Gang Hu, mostrando existir fortes evidências de que, as pessoas que caminham ou pedalam para o trabalho gastando mais que 30 minutos por dia, reduzem em 20% os riscos de doenças coronarianas, já os riscos de desenvolverem a diabetes do tipo II se reduzem em 36%.

Todos os gráficos, referências e dados estatísticos apresentados pelo professor, estão disponíveis na apresentação cujo link para download segue abaixo, bem como o áudio da palestra.
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/63028311″ params=”auto_play=false&player_type=tiny&font=Tahoma&color=ff3333″ width=”100%” height=”18″ iframe=”false” /]

O Uso da Bicicleta em Curitiba: evidências e comportamentos dos usuários Principais limitações, necessidades e perspectivas dos usuários de bicicletas como meio de transporte em Ponta Grossa.(Arquivo da apresentação do professor Adriano AKIRA: Benefícios do uso da bicicleta.)

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ande de Bicicleta e ganhe tempo, dinheiro e saúde