“A bicicleta reduz a poluição do ar e sonora, além de reduzir o tráfego”, diz o professor Marilson Kienteka

O II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana e Sustentabilidade, realizado no último dia 4 de outubro de 2012, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, contou com a participação do mestre em Educação Física Marilson Kienteka, que apresentou a palestra: “Aspectos individuais e barreiras associadas com o uso de bicicleta por adultos em Curitiba”.

Em sua apresentação, o professor Kienteka, destacou os principais dados e resultados de sua pesquisa que foi tema de sua dissertação de mestrado no Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida – GPAQ, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Focando nas barreiras associadas ao uso das bicicletas, o professor, estudou o uso das mesmas enquanto lazer ou transporte, sendo que, do público pesquisado que usa as bikes como meio de transporte, as principais queixas e percepção de dificuldade relacionadas ao uso das bicicletas foram: a distância, a falta de vontade e o fato de não se possuir uma bicicleta.

Dentre o público pesquisado, o maior número de pedalantes está na faixa etária entre os 18 e 40 anos, mais que 13% dos entrevistados e, estratificado por gênero percebe-se um desproporção enorme, para cada 4 ciclistas do sexo masculino, existe 1 do sexo feminino.

O professor Marilson Kienteka, trouxe outra importante informação, com dados oficiais do Denatran, ele mostrou que em Curitiba, de 2001 a 2011, o número de carros dobrou na cidade, o que contribui de maneira direta para o aumento dos congestionamentos.

Falando nos fatores que podem promover um maior uso das bicicletas, o pesquisador citou as ações da administração pública que podem ser úteis: paraciclos, estrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas), integração com o transporte coletivo e melhoria na sinalização das vias.

Escute na íntegra a palestra do professor Marilson:
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/63032212″ params=”auto_play=false&player_type=tiny&font=Tahoma&color=ff3333″ width=”100%” height=”18″ iframe=”false” /]

Abaixo link para download da apresentação:

(Arquivo da apresentação do mestre Marilson Kienteka: Barreiras associadas ao uso das bicicletas em Curitiba)

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for “A bicicleta reduz a poluição do ar e sonora, além de reduzir o tráfego”, diz o professor Marilson Kienteka