A farsa das propagandas de carros

Olá pessoal, estou começando a postar agora, então desculpe os erros e qualquer coisa, ou se o assunto do tópico já foi postado ou algo do gênero.

Pedalo pela cidade desde que me conheço por gente, atualmente uso a bike diariamente para ir trabalhar, academia e tudo mais, e nos finais de semana pedais mais longos, mas deixando as apresentações de lado, vamos ao post:

Vocês já notaram que em todas as propagandas de carros mostram sempre cidades vazias, ruas perfeitas, sem semáforos, sem congestionamentos? Ou florestas em que o cara liga o 4X4 e todo feliz atravessa um rio se sentindo o máximo?

Esta é a “realidade” que é mostrada nas propagandas de automóveis:

 Poderia postar trocentas propagandas, mas não é necessário, o contexto e a mensagem é sempre e absurdamente a mesma: o que você tem não é o bastante, se você não tem você é um perdedor, quando você tiver você vai ser feliz, e vai andar por ruas vazias, florestas, cenários paradisíacos e todas as mulheres te desejarão.

Mas a realidade é bem diferente, além do custo do veiculo, IPVA, seguro, combustível, manutenção, etc, o que o cidadão vai ter que encarar tudo dia na cidade vai ser isso:

Alguma diferença do que é mostrado nas propagandas?

Não acho errado querer ter um carro e comprá-lo, mas o que acho totalmente errado é essa cultura consumista motorizada, a ilusão que é vendida e condiciona todos a desejarem e consumirem algo que nunca vão ter.

Aqui no Brasil ter um carro é principalmente símbolo de status e não um meio de transporte como deveria de ser encarado, e esta é a questão: o carro não é um problema, o problema é você ser totalmente dependente dele.
Uma boa parte das pessoas que tem carro acha que é humilhante andar de ônibus, bicicleta então, é coisa de excêntricos, ecochatos e perdedores, infelizmente é essa a visão que a maioria das pessoas tem, é isso que temos que reverter.

Observação: não ficaria perfeito uma ciclovia nesse canteiro central?

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for A farsa das propagandas de carros