Um Estado que multa, mas não muda

Embora Curitiba seja a campeã em número de automóveis por habitantes e ter uma verdadeira Industria da Multa*, bizarro e de causar um tremendo desalento aos ciclistas é o fato de NENHUMA multa ter sido aplicada em função do Artigo 201 do CBT (Código Brasileiro de Trânsito), aquele que diz que os automóveis devem guardar a distância de um metro e meio ao ultrapassar uma bicicleta. Em SP o CQC fez uma matéria muito bacana sobre o assunto, está aqui no blog ciclista urbano CWB .

Lástima maior é saber que  além de não aplicar a lei que garante segurança aos ciclistas, a Prefeitura, na despótica figura do prefeito Beto Richa, multa quem, num ato de protesto político viabiliza a primeira ciclofaixa de Curitiba.

Já os órgãos oficiais de informação da Prefeitura (RPC e Gazeta do Povo), só fazem enaltecer as maravilhas e realizações da atual gestão, isto é claro, porque a me$ada é gorda ! Então, esqueçamos nós ciclistas que, em algum momento possa existir uma manifestação isenta por parte destes meios de comunicação, eles jamais apresentarão a versão daqueles que denunciam a má vontade política do reizinho da cidade.

***

*Multa não educa. Multa é uma sansão do Estado ante uma contravenção prevista em Código específico. Não precisa ser necessariamente pecuniária.

Se estes mesmos que abusam da velocidade pelo fato dos radares estarem desligados, não o faziam antes, isto prova que, pela coerção da Lei não se consegue uma mudança no comportamento social. A prefeitura, com o discurso em torno de uma causa justa – o respeito aos limites de velocidade – arrecada muito dinheiro e faz a alegria de muitos pulhas e parasitas da administração pública que, mamam nas tetas do erário.

Talvez, seja justo por isto que eles (os Gerentes da vez), não se animam, nem tampouco se interessam em que existam políticas para o despertar de uma nova consciência social. Do respeito coletivo, do respeito aos nossos semelhantes e, porque não dizer, do uso da bicicleta.

Comentários

Comentários

Powered by Facebook Comments

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Um Estado que multa, mas não muda